top of page

Você sabe o que são créditos de carbono?

Atualizado: 2 de nov. de 2022

Entenda o conceito, como eles são gerados e como eles compensam o seu impacto no clima.

Créditos de Carbono ONU
O Protocolo de Kyoto, assinado na COP da ONU em 1998 é o marco histórico da criação do mercado de carbono.

Créditos de carbono são ativos de financiamento de projetos socioambientais para a redução de gases de efeito estufa, comercializados no chamado mercado de carbono.


O conceito de do mercado de carbono foi instaurado no Protocolo de Kyoto — acordo assinado em 1998 e ratificado em 2005 – que estabeleceu não só diretrizes acerca de metas de redução nas emissões de gases de efeito estufa, mas também mecanismos para poderem ser atingidas.


O principal desses mecanismos foi criado em formato de um ativo financeiro para viabilizar grandes projetos de redução de emissões que, para captar os recursos, poderiam ser comercializadas no mercado.


E esse ativo financeiro é justamente o crédito de carbono.


Um crédito de carbono representa uma tonelada de dióxido de carbono equivalente (tCO₂e) que não foi emitida na atmosfera. O tCO₂e é a medida que simboliza de forma consolidada os mais relevantes gases de efeito estufa a serem mitigados.



Compensação de Emissões

Se por um lado os créditos são gerados por grandes projetos de redução de emissões, por outro eles são utilizados para compensar as emissões de empresas e indivíduos que não conseguem reduzir as suas – chegando a uma chamada neutralidade de carbono, mais conhecida como carbono neutro.


Com a compensação de emissões é possível tornar-se carbono neutro. Ser carbono neutro significa que todas as suas emissões foram compensadas, ou seja, neutralizadas.


A gestão climática e compensação de emissões fazem parte da chamada ação climática, que são todas as medidas tomadas para a redução das mudanças climáticas e construção de uma economia de baixo carbono.


 

Créditos de Carbono Inovadores


Ao comprar créditos de carbono na plataforma SMARTie Carbon você apoia incríveis projetos que investem não só a redução de emissões como principal foco, mas também proporcionam uma série de cobenefícios sociais, ambientais e econômicos que trazem ainda mais impacto para sua ação climática. Conheça os projetos clicando aqui.



Commenti


bottom of page