Conheça a UVS Battre
créditos de carbono – CDM metano evitado
UVS Salvador
Salvador, Bahia, Brasil
Localizado na cidade de Salvador - Bahia, o Aterro Sanitário Metropolitano Centro é uma das principais UVS operadas pela BATTRE, empresa do Grupo SOLVÍ, em regime de Concessão Pública com o município de Salvador.
Onde são gerados créditos de carbono, por meio da redução de emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, no processo de tratamento e destinação de resíduos. Como isso é feito e o que isso significa?
A disposição final ambientalmente adequada dos resíduos domiciliares em aterro sanitário é fundamental para que um dos subprodutos da decomposição anaeróbica da matéria orgânica presente nos resíduos, o biogás, possa ser captado e tratado. O tratamento deste gás ocorre por meio da sua queima em motores para a geração da energia, na usina Termoverde, e de seu excedente em flaire, evitando assim a liberação para a atmosfera. Sendo este o principal fator técnico para justificar a emissão e registro desses créditos de carbono pelo standard das Nações Unidas, o Mecanismo do Desenvolvimento Limpo (em inglês, CDM).
A Termoverde Salvador, primeira termoelétrica a biogás do Nordeste e pioneira no mundo a emitir créditos de carbono advindos de um aterro sanitário, conta com 19 motogeradores com potência instalada de 1,038 MW cada, e em 2021 gerou 122.672 MW/h, o equivalente para abastecer uma cidade de aproximadamente 176 mil habitantes.
Registrados na ONU, os créditos de carbono gerados na Unidade de Valorização Sustentável combinam impactos ambientais positivos com incríveis cobenefícios sociais.
UNFCCC CLEAN DEVELOPMENT MECHANISM
Além do incrível impacto ambiental positivo gerado pela valorização sustentável de resíduos com biogás de aterro da cidade e região metropolitana de Salvador, o projeto traz uma série de cobenefícios socioambientais que vamos mostrar a seguir – se tornando a opção perfeita para a compensação das emissões da sua empresa ou rotina.
Impacto ESG.
COBENEFÍCIOS DO PROJETO
DESTAQUE ESG
Produção de energia renovável.
O projeto de carbono da UVS de Salvador contribui diretamente para a geração de energia renovável. Primeira usina de biogás de aterro do Nordeste, a UVS Termoverde Salvador foi instalada em 2011 e hoje gera energia o suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 200 mil habitantes.
DESTAQUE ESG
Apoio às iniciativas de inovação sustentável .
O apoio aos projetos de impacto sociambiental é uma das marcas da UVS Salvador Entre as iniciativas apoiadas, se destacam os projetos da cadeia de valorização de resíduos, de eficiência energética, além dos que unem inovação e cuidados com a biodiversidade.
DESTAQUE ESG
Educação + Comunidade.
E não é só dentro da UVS que as ações socioambientais se destacam. O projeto de carbono de Salvador apoiou ações de educação ambiental, coleta seletiva e segurança energética para mais de 40 mil crianças e 2.000 professores de escolas públicas e privadas.
DESTAQUE ESG
Apoio à produção científica.
A estrutura da Unidade de Valorização Sustentável de Salvador hoje serve como laboratório aberto de estudos acadêmicos com foco em desenvolvimento sustentável. Como resultado, mais de 300 trabalhos científicos foram desenvolvidos por lá.
créditos de carbono
Ficha técnica.
Standard
UNFCCC Mecanismo para o Desenvolvimento Limpo (MDL)
UNFCCC Clean Development Mechanism (MDL)
Projeto registrado
0052: Salvador da Bahia Landfill Gas Management Project.
Standard
ACM0001 ver. 19 – Metodologia consolidada para atividades de projeto de gás de aterro sanitário.
+5.450.769
Créditos de Carbono Gerados
+360
Empregos gerados
+122.672
Energia elétrica gerada a biogás (MWh/ano)
+176.000
Habitantes atendidos
impacto SALVADOR
Nosso projeto em números.