top of page

Conheça a UVS Caieiras

créditos de carbono – CDM metano evitado

UVS Caieiras

Caieiras, São Paulo, Brasil

A Unidade de Valorização Sustentável de Caieiras, do Grupo Solví, é a origem desses créditos, que são gerados pelo projeto de redução de emissões de gases de efeito na atmosfera no processo de tratamento e destinação de resíduos. Como isso é feito e o que isso significa? 

A disposição final ambientalmente adequada dos resíduos domiciliares em aterro sanitário é fundamental para que um dos subprodutos da decomposição anaeróbica da matéria orgânica presente nos resíduos, o biogás, possa ser captado e tratado.

 

O tratamento deste gás ocorre por meio da sua queima em motores para a geração da energia, na usina Termoverde presente na UVS, e de seu excedente em flaire, evitando assim a liberação para a atmosfera. Sendo este o principal fator técnico para justificar a emissão e registro desses créditos de carbono pelo standard das Nações Unidas, o Mecanismo do Desenvolvimento Limpo (em inglês, CDM).

A Termoverde Caieiras que conta com 21 motogeradores com potencia instalada de 1,407 MW cada, e que em 2021 gerou 226.284 MW/h, o equivalente para abastecer uma cidade de aproximadamente 325 mil habitantes, é considerada a maior termelétrica de biogás no Brasil e uma das maiores do mundo.

Registrados na ONU, os créditos de carbono gerados na Unidade de Valorização Sustentável Caieiras combinam impactos ambientais positivos com incríveis cobenefícios sociais. 

UNFCCC CLEAN DEVELOPMENT MECHANISM

Além do incrível impacto ambiental positivo gerado pela valorização sustentável destes resíduos residenciais e comerciais da cidade e região metropolitana de São Paulo, o projeto traz uma série de cobenefícios socioambientais que vamos mostrar a seguir – se tornando a opção perfeita para a compensação das emissões da sua empresa ou rotina.

Impacto ESG.

COBENEFÍCIOS DO PROJETO

DESTAQUE ESG

Produção de energia renovável.

O biogás separado na estrutura de aterro movimenta a Termoverde Caieiras, maior usina do tipo no Brasil, que abastece todo o país com energia renovável.

DESTAQUE ESG

Valorização da biodiversidade.

A UVS conta com um cinturão verde que cobre incríveis 36% dos seus 350 hectares. Nele, além de ações de monitoramento águas subterrâneas e viveiros da flora local, programas internos já mapearam milhares de espécies animais na área.

DESTAQUE ESG

Educação + Comunidade.

São diversas as ações que envolvem parcerias para capacitar e contribuir na educação da comunidade, como o Programa Portas Abertas – com mais de 2.000 visitantes por ano; o Centro de Educação Ambiental; o programa de coleta seletiva em escolas pública da região; e os programas de voluntariado e de revitalização de espaços públicos – como o Mirante do Cristo de Caieiras. 

DESTAQUE ESG

Economia Circular.

As UVS contam com tecnologias que operam em sinergia para maximizar a valorização de resíduos alinhadas ao conceito de circularidade contando hoje com Logística Reversa de resíduos pós-consumo, centrais de triagem, manufatura e beneficiamento de resíduos, CDR – Combustível derivado de resíduo e compostagem, e investe, cada vez mais, em soluções que visam o reaproveitamento dos recursos naturais, deixando um legado de geração de riquezas a partir de soluções inovadoras para uma sociedade. 

créditos de carbono

Ficha técnica.

Standard

UNFCCC Mecanismo para o Desenvolvimento Limpo (MDL)

UNFCCC Clean Development Mechanism (MDL)

Projeto registrado

0171: Caieiras landfill gas emission reduction.

Standard

ACM0001 ver. 2 – Metodologia consolidada para atividades de projeto de gás de aterro sanitário.

Conheça os demais projetos.

uvs

Salvador

Bahia, Brasil

uvs

Minas do Leão

Rio Grande do Sul, Brasil

uvs

São Leopoldo

Rio Grande do Sul, Brasil

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

COMPENSE SUAS EMISSÕES

Escolha a quantidade e compre seus créditos.

+9.659.998

Créditos de Carbono Gerados

+525

Empregos gerados

+226.284

Energia elétrica gerada a biogás (MWh/ano)

+325.000

Habitantes atendidos

impacto CAIEIRAS

Nosso projeto em números.

bottom of page