top of page

Conheça a UVS Caieiras

créditos de carbono – CDM metano evitado

UVS Caieiras

Caieiras, São Paulo, Brasil

A Unidade de Valorização Sustentável de Caieiras, do Grupo Solví, é a origem desses créditos, que são gerados pelo projeto de redução de emissões de gases de efeito na atmosfera no processo de tratamento e destinação de resíduos. Como isso é feito e o que isso significa? 

A disposição final ambientalmente adequada dos resíduos domiciliares em aterro sanitário é fundamental para que um dos subprodutos da decomposição anaeróbica da matéria orgânica presente nos resíduos, o biogás, possa ser captado e tratado.

 

O tratamento deste gás ocorre por meio da sua queima em motores para a geração da energia, na usina Termoverde presente na UVS, e de seu excedente em flaire, evitando assim a liberação para a atmosfera. Sendo este o principal fator técnico para justificar a emissão e registro desses créditos de carbono pelo standard das Nações Unidas, o Mecanismo do Desenvolvimento Limpo (em inglês, CDM).

A Termoverde Caieiras que conta com 21 motogeradores com potencia instalada de 1,407 MW cada, e que em 2021 gerou 226.284 MW/h, o equivalente para abastecer uma cidade de aproximadamente 325 mil habitantes, é considerada a maior termelétrica de biogás no Brasil e uma das maiores do mundo.

Registrados na ONU, os créditos de carbono gerados na Unidade de Valorização Sustentável Caieiras combinam impactos ambientais positivos com incríveis cobenefícios sociais.